A teoria do newsmaking pressupõe que as notícias são como são porque a rotina industrial de produção assim as determina.
  • Há superabundância de fatos no cotidiano. Sem organização do trabalho jornalístico é impossível produzir notícias.
  • O PROCESSO DE PRODUÇÃO DA NOTÍCIA É PLANEJADO COMO UMA ROTINA INDUSTRIAL.

Os veículos de informação devem cumprir algumas tarefas neste processo:

  • Reconhecer, entre os fatos, aqueles que podem ser notícia (seleção);
  • Elaborar formas de relatar os assuntos (abordagem/angulação);
  • ORGANIZAR, temporal e espacialmente, o trabalho para que os acontecimentos noticiáveis possam ser trabalhados de maneira organizada.

"Embora o jornalista seja participante ativo na construção da realidade, não há uma autonomia incondicional em sua prática profissional, mas sim a submissão a um planejamento produtivo. As normas ocupacionais teriam maior importância do que as preferências pessoais na seleção das notícias."

Diante da IMPREVISIBILIDADE dos acontecimentos, as empresas jornalísticas precisam colocar ordem no tempo e no espaço. Para isso, estabelecem determinadas práticas unificadas na produção das notícias. É dessas práticas que se ocupa a teoria do newsmaking.

Dentre as práticas apresentadas por essa teoria, destacam-se as seguintes:

  • Noticiabilidade: Critérios que escolhem, entre inúmeros fatos, uma quantidade limitada de notícias.
  • Sistematização: rotina de divisão das ações que envolvem a pauta, a reportagem e a edição.
  • Valores-notícia: senso comum das redações. Qualquer jornalista sabe dizer o que é notícia e o que não é de acordo com o senso comum.

11 comentários:

Giovana disse...

Cadê referências gente? afff blog de jornalismo sem referências.

Edinalva Monteiro - Cabelos Vermelhos Oficial disse...

Pelo menos falaram da Teoria querida!
Texto bem objetivo

Unknown disse...

é do livro do felipe pena... ele fez um resumo do tópico... parabéns ao autor deste artigo!

Unknown disse...

como faço pra ficar sendo notificado com essas informações no facebook?
parabéns pelo esclarecimento!

Unknown disse...

como faço pra ficar sendo notificado com essas informações no facebook?
parabéns pelo esclarecimento!

Unknown disse...

Incrível a forma como você soube resumir e explicar o assunto da melhor maneira possível.
Curso publicidade e estou extraindo tudo que posso daqui.
Parabéns!!!!!!!!

Jean Holanda disse...

Muito bom. Obrigado pela contribuição.

Márcio Walter Machado disse...

Quando a gente faz citações, é necessário pôr as referências: autor, livro, número da página onde encontrar a citação, etc.
Valeu o resumo.

Mara disse...

Texto ótimo pra quem não é da área, como eu, e precisa abordar o assunto em determinado momento da vida. Bem esclarecedor. Com mais algumas pesquisas já posso escrever com certa (e humilde) propriedade. Grata.

Unknown disse...

Super simples e claro! Objetivo, amei. Clareou minha mente, tinha lido vários textos antes que tinham confundido minha mente, muito obrigada!

Ernesto Muzezela disse...

super simples e claro, gostei do resumo da teoria estas de parabens.
me ajudou muito a sua explicacão!

Postar um comentário

top