O JORNALISMO COMO ESPELHO DA REALIDADE

É a teoria mais antiga. Inspira-se no Positivismo do filósofo francês Auguste Comte (1798-1857).
A teoria acredita e defende a ideia de objetividade no jornalismo. Essa corrente vê o jornalista como um comunicador desinteressado, e que conta a verdade sempre, "doa a quem doer". Para o senso comum, é até hoje a concepção dominante no jornalismo ocidental.
Tem dois momentos históricos:
  • Meados do século 19. Nascimento do jornalismo informativo, que separa opinião de informação.
  • Início do século 20 - o jornalismo aparece associado a objetividade, aqui entendida como método criterioso de pesquisa e checagem dos fatos.

A teoria do espelho pressupõe que as notícias são como são porque a realidade assim as determina.

A metáfora é autoexplicativa.Ela foi a primeira metodologia usada na tentativa de compreender porque as notícias são como são, ainda no século XIX. Sua base é a ideia de que o jornalista reflete o que é a realidade, ou seja, as notícias são como são porque a realidade assim as determina. A imprensa funciona como espelho da realidade, apresentando um reflexo do cotidiano.

Essa teoria acredita que o jornalista é um mediador desinteressado, cuja missão é emitir um relato equilibrado e honesto sobre as suas observações. Seu dever é informar e informar quer dizer, buscar a verdade acima de qualquer coisa.

Mas essa teoria é pobre e insuficiente por natureza. A simples argumentação de que a linguagem neutra é impossível, bastaria para refutar a teoria do espelho, pois não há como transmitir significado direto dos acontecimentos. Uma fonte pode distorcer o que realmente aconteceu, não é difícil encontrarmos lacunas nesta teoria. Sempre há um mediador entra o fato e o repórter o que pode ocasionar uma distorção da realidade.

Onde surgiu?

Essa teoria surgiu em meados do século XIX, quando os fatos mudar os comentários e acredita-se que a palavra pode refletir a realidade. O que será ainda mais reforçado a partir das regras de narração e dos procedimentos profissionais criados em 1920. Nas palavras de Walter Lippman eles trariam rigor do método cientifico aos jornalistas, evitando a subjetividade.

15 comentários:

Tássio Santos disse...

Bem explicadinho, adorei o post!

Tássio Santos disse...

Sem falar que referencia Traquina s2 (risos)

Max Egito disse...

Gostei!

Unknown disse...

Muito bom.

Fabyo Cruz disse...

Quem foi o criador (ou criadores) desta teoria?

Fabyo Cruz disse...

Quem foi o criador (ou criadores) desta teoria?

Natasha Borboni disse...

Aprendi mais com esse post do que na faculdade que eu pago mensalidade todo mês. Obrigada!

kid bengala disse...

É isso mesmo! Show 👏👏👏👏👏





Unknown disse...

Hoje, as notícias não são apresentadas como se esperava, porque não são espelho

Unknown disse...

Hoje, as notícias não são apresentadas como se esperava, porque não são espelho

Unknown disse...

Hoje, as notícias não são apresentadas como se esperava, porque não são espelho

Anônimo disse...

Lembro de uma entrevista que assiste com o Bispo Edir Macedo, onde foi perguntado porque que uma emissora religiosa coloca jornalismo policial, a reposta do líder foi essa " Dou ao povo o que eles querem ver. Estou no 8º semestre estou estudando essa teoria , que por sinal é muito interessante.

Lucas disse...

Exatamente o que eu procurava de espelhos, obrigado

Unknown disse...

Boa noite!
Comunicação Social Habilitação em Jornalismo e um Curso Importante pós nos Deixa em um Diálogo verbais e Manos Crítico Diferenciado nesse país de Competitividade e Total Capitalismo.

GabN disse...

A teoria do espelho é a mesma que a Gatekeeper?

Postar um comentário

top